Entende-se por sauna o ambiente para se tomar um banho de vapor ou transpiração que acontece devido a temperatura muito alta e, dependendo da umidade dentro do local, pode ser úmida ou seca.
O modo seco surgiu na Finlândia com os povos nômades e tornou-se um símbolo do país. Hoje, existem mais de 2,2 milhões de saunas espalhadas pela Finlândia, e estes ambientes são considerados sagrados, um espaço para purificar o corpo e a alma. Segundo pesquisas o hábito de fazer sauna surgiu aproximadamente nove mil anos atrás, ou seja, desde a pré-história. Inicialmente era utilizada para fins curativos, medicinais e até espirituais. As saunas eram construídas ao pé de um morro ou montanha dando origem ao que hoje chamamos de sauna seca.
O banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga. Mas foram os turcos que mais avançaram nessa técnica, aquecendo caldeirões de bronze cheios de água em grandes salões de mármore com teto côncavo, desenvolvendo o chamado banho turco.
Entre todos esses povos, a sauna era muito popular por seu suposto poder curativo. Ainda no século 4 a. C., o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que a temperatura alta podia tratar qualquer doença.
De fato, Hipócrates exagerou, mas não se deve negar os diversos benefícios que o uso da sauna faz, para quem usa frequentemente, ela melhora a saúde cardiovascular, excreta toxinas, melhora a recuperação muscular, reduz dor e inflamação, aumenta a sensibilidade à insulina e traz bem estar.
Inclusive, usa-se essência de eucalipto na sauna, pois tem alto poder no combate de gripes e resfriados. Além de não conter substâncias tóxicas e não agredir a natureza, a essência de eucalipto também ajuda na cicatrização de queimaduras e infecções e é indicado para quem tem pele oleosa.
E ai, você curte um banho de sauna?
Espero ter ajudado, até nosso próximo texto.
Maria Ligia
Grupo Dive Pool.
Comentarios